Novembro Azul
Assim como o mês rosa é em outubro, em novembro temos o mês azul.
O movimento é uma campanha de conscientização de prevenção e combate contra o câncer de próstata que vem atingindo cerca de 60 mil homens no Brasil todos os anos.
A campanha deu início na Austrália em 2003, denominado Movember, na junção das palavras inglesa, moustache (Bigode em português) e november (Novembro em Português). No Brasil foi iniciado pelo instituto Lado a lado pela vida.
Em uma pesquisa de 2013 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SUB) comprovou que de 5 mil entrevistados, 47% dos homens nunca fizeram um exame retal.
O câncer de próstata é uma glândula que somente os homens possuem. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
O câncer em si é uma neoplasia que se desenvolve na próstata, glândula essa do sistema reprodutor masculino. Essa glândula é localizada logo abaixo da bexiga, tem a forma de uma noz e envolve a parte inicial da uretra. As células cancerosas pode se espalhar da próstata por outras partes do corpo.
Diante de tantas divulgações e campanhas contra o câncer ainda sim entre os homens existe grande resistência em encarar o exame, aumentando ainda mais as chances de ter a doença.
O objetivo do movimento é sensibilizar e conscientizar o sexo masculino sobre a importância de fazer exames periódicos e de como se prevenir contra a doença.
O ministério da Saúde aconselha os homens acima de 50 anos fazer exame anualmente de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata.
O dia mundial da prevenção é comemorado no dia 17 de novembro e nesse período são realizadas palestras, atividades em estádios e campanhas de saúde nas ruas e em pontos turísticos por todo o mundo.
O movimento é uma campanha de conscientização de prevenção e combate contra o câncer de próstata que vem atingindo cerca de 60 mil homens no Brasil todos os anos.
A campanha deu início na Austrália em 2003, denominado Movember, na junção das palavras inglesa, moustache (Bigode em português) e november (Novembro em Português). No Brasil foi iniciado pelo instituto Lado a lado pela vida.
Em uma pesquisa de 2013 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SUB) comprovou que de 5 mil entrevistados, 47% dos homens nunca fizeram um exame retal.
O câncer de próstata é uma glândula que somente os homens possuem. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
O câncer em si é uma neoplasia que se desenvolve na próstata, glândula essa do sistema reprodutor masculino. Essa glândula é localizada logo abaixo da bexiga, tem a forma de uma noz e envolve a parte inicial da uretra. As células cancerosas pode se espalhar da próstata por outras partes do corpo.
(Foto da Internet)
Diante de tantas divulgações e campanhas contra o câncer ainda sim entre os homens existe grande resistência em encarar o exame, aumentando ainda mais as chances de ter a doença.
O objetivo do movimento é sensibilizar e conscientizar o sexo masculino sobre a importância de fazer exames periódicos e de como se prevenir contra a doença.
O ministério da Saúde aconselha os homens acima de 50 anos fazer exame anualmente de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata.
O dia mundial da prevenção é comemorado no dia 17 de novembro e nesse período são realizadas palestras, atividades em estádios e campanhas de saúde nas ruas e em pontos turísticos por todo o mundo.
Comentários
Postar um comentário